Dicas e Macetes para Estudar e Aprender Matemática


Quais as 20 dicas e macetes de Matemática, dos melhores professores e alunos, para estudar e Aprender matemática?

No terceiro, dos sete segredos de Como Estudar Matemática - Como Aprender Matemática (Clique no link para conhecer os outros 6), vamos falar sobre as dicas e macetes que tornam mais fácil o estudo da Matemática.

Veja abaixo todas as estratégias que tornam mais fácil a aprendizagem da Matemática:

 

Dica 1 – Se você acha matemática difícil, ela realmente será difícil

Quem acredita que matemática é difícil e chata certamente terá dificuldades com matemática. Aquilo que você pensa e sente sobre a matemática, influenciará na qualidade do estudo. Por isso, considere a matemática uma matéria boa e prática e ela realmente se tornará para você assim. Para isso, escreva num papel diversas frases positivas sobre o estudo e aprendizagem da Matemática, como por exemplo: “Eu realmente gosto de matemática por ser uma matéria que desafia e exercita meu raciocínio”. "Matemática é como um jogo prazeroso e desafiante"."Matemática é fácil". Leia essas frases todo dia até que isso se torne uma verdade em sua vida.

Dica 2 – Aprenda estratégias de raciocínio para facilitar o estudo da matemática

Matemática exige muito do raciocínio, por isso, é importante conhecer estratégias de raciocínio inteligentes, que tornem mais fácil o estudo. Aprenda sobre estratégias de raciocínio na página: Como Entender com facilidade a Matemática

Dica 3 – Aprenda a linguagem da matemática

Adquira um dicionário de matemática, digital ou impresso, que facilite a compreensão dos termos matemáticos. Você precisa aprender novos símbolos como: π, θ, Σ, novas palavras: termos matemáticos como "função" e "derivados" e as fórmulas matemáticas para que não tenha dificuldades quando for resolver alguma questão.

Dica 4 – Memorize as regras e formulas matemáticas para facilitar as soluções dos exercícios

Você precisa usar técnicas de memorização realmente eficazes para decorar certas fórmulas e regras que são essenciais, tornando-se assim indispensáveis para resolução de questões difíceis. Se você não lembra uma formula, não irá conseguir resolver a questão, por mais que saiba o assunto. Revise as formulas antes de dormir. Aquilo que você pensa ou lê nos ultimos minutos antes de dormir, fixa melhor na memória. Aprenda mais sobre estratégias de memorização na página: Como Memorizar mais rápido a Matemática

Dica 5 – Tenha a certeza de que sabe todos os assuntos que dão base ao estudo da Matemática

Pegue um livro de matemática que trate dos temas fundamentais e em seguida comece um estudo detalhado dos temas básicos dos quais sinta que precisa revisar. Ao revisar esses assuntos você estará, de certa forma, fortalecendo as "colunas do seu arranha-céu de Matemática". O conhecimento matemático está sempre em constante construção e é preciso ter certeza de que estabeleceu bases realmente firmes. Muitos assuntos complexos de Matemática só serão entendidos, após compreender bem os assuntos de base.

 Dica 6 – Aprenda como estudar matemática através daquilo que já sabe

Toda a matemática exige matemática anterior, ou seja, todas as coisas novas que está aprendendo agora dependem do que você aprendeu na semana passada, no último semestre, no ano passado e todo o caminho de volta para os números que você aprendeu quando era criança. Quando estiver diante de conceitos Matemáticos novos, procure ver de que forma esses novos conceitos se relacionam com tudo que já sabe. Essa criação de relações entre o conhecimento antigo e novo, facilitará a compreensão.

Dica 7 – Como tornar a matemática prazerosa

Encare os exercícios de matemática como se fossem um jogo desafiante de raciocínio. Entenda como um treinamento para sua capacidade de raciocinar e resolver questões lógicas. Assim, você verá a matemática de uma forma divertida e desafiante! Outra dica é fazer coisas divertidas enquanto estuda matemática como: comer chocolate ou sua comida predileta, ouvir suas músicas prediletas, estudar na companhia dos amigos, etc. Fazendo isso você estará associando o prazer que sente por essas coisas ao estudo de matemática.

Dica 8 – Melhor horário para estudar matemática

A matéria de matemática exige bastante do raciocínio e da compreensão e o melhor período para a maioria das pessoas, onde a mente esta mais receptiva a informação e o nível de compreensão é maior é de manhã.

Dica 9 – Se dedique exclusivamente a matemática durante o estudo

Ao começar a estudar matemática, procure se desligar das coisas ao seu redor e dedique-se inteiramente a matemática. Preste bastante atenção e não deixe que nada te atrapalhe durante seus estudos. De preferência escolha um local silencioso e bem arejado.

Dica 10 – Como estudar matemática juntamente com outras matérias

Como a matemática exige um grande esforço de raciocínio, procure então intercalar o estudo da mesma com matérias de mais fácil compreensão, como, por exemplo, história e outras. Estude uma e depois outra.

Dica 11 – Crie um caderno de exercícios de Matemática

Adquira um caderno e em seguida anote os exercícios encontrados ou caso deseja, crie exercícios e resolva.No caso de sentir a necessidade de fazer uma revisão, busque refazer os exercícios já feitos em outra folha.

Dica 12 - Resolva o máximo de exercícios de matemática que puder

A prática é insubstituível e por esse motivo, procure no final dos livros e apostilas de matemática por exercícios. Faça pesquisas na internet e baixe os exercícios. Faça com que isso seja seu passatempo favorito.

Dica 13 – Preste bastante atenção na forma como está escrita a questão

Muitas pessoas se confundem na matemática simplesmente por causa da maneira como uma fórmula ou questão está escrita. Veja um exemplo: A fração "metade" pode ser escrito como 1/2, e também na diagonal, ½ e em um arranjo vertical como uma fração normal. Podemos até mesmo tê-lo como uma relação, onde seria escrito 1:1.

Dica 14 – Não se assuste com os enunciados “gigantes” nas provas e exercícios de Matemática

Os examinadores estão preocupados em analisar se você sabe ou não interpretar o texto, analisar os dados, fazer interligações entre assuntos e disciplinas e, a partir dessa interligação e dessa análise de texto, encontrar alguma sequência lógica para solucionar o problema. Se ao resolver um exercício você se deparar com contas imensas, números extremamente grandes, nem sempre a questão é muito difícil. Por isso não fique tão assustado assim, vá fazendo um resumo das informações realmente importantes presentes na questão e busque com calma a resolução do problema.

Dica 15 – Atenção Total ao Resolver problemas e questões de Matemática

Muitos exercícios e questões de matemática se erram por falta de concentração e atenção, enquanto se resolve a questão. Tenha total atenção e concentração ao resolver seus exercícios de Matemática. Aprenda mais sobre estratégias de concentração na página: Como melhorar a concentração no estudo de Matemática

Dica 16 – Tente entender o porquê da dificuldade na resolução de certas questões

Ao ficar de frente com um problema de Matemática de difícil resolução, procure entender o porquê de não estar conseguindo resolver a questão. Isso pode acontecer por três motivos principais:

1) Você não entendeu corretamente a teoria desse assunto, que dá a base para solução do problema,
2) Pode ser que você tenha entendido perfeitamente, mas esqueceu os detalhes, como as regras, formulas, etc. que são importantes para solução dos problemas, nesse caso use técnicas eficazes de memorização desses detalhes,
3) Isso pode também estar acontecendo, por você não ter aprendido corretamente outro assunto de matemática, de extrema importância, indispensável, para entender e resolver questões difíceis sobre esse assunto.

Dica 17 – Faça e refaça a questão para ter a total certeza que está correta

Quando for fazer uma conta de adição, subtração, multiplicação e divisão, busque sempre refazer a conta para ter a certeza de que a resposta está realmente correta. Um calculo mal feito poderá atrapalhar toda a resolução de um problema.

Dica 18 – Procure usar suas horas de folga para praticar o que aprendeu de matemática

Além de estudar a matemática nos momentos de folga, procure praticá-la, pois fazendo assim, seu cérebro irá considerar a matemática realmente importante.

Dica 19 – Leia, analise e discuta sobre os conceitos  matemáticos

Procure um amigo interessado em dialogar e trocar idéias sobre matemática. Escolham um determinado livro para estudar e usando o mesmo livro como base, para que assim fique mais prático compreender certos assuntos, estudem e discutam os conceitos, procurando um ouvir a opinião do outro. Quem sabe mais, terá a oportunidade de memorizar melhor, ao ensinar certos conceitos. E quem sabe menos poderá aprender com o outro.

Dica 20 - Previsão dos assuntos de matemática para o vestibular

Existem alguns assuntos de matemática que são muito cobrados em praticamente todos os vestibulares, os quais muito, provavelmente irão aparecer na prova de quem está se preparando para o vestibular.

Se for o seu caso, para que possa se preparar antecipadamente, segue a lista dos assuntos que devem ser estudados:

1: Porcentagens - Abordada em questões que utilizam situações do cotidiano;

2: Algoritmos - Não se esqueça da definição, da condição de existência e das propriedades;

3: Progressão aritmética - Não se esqueça do termo geral e da expressão da soma dos termos. Também não se esqueça de que, quando temos um número ímpar de termos numa PA, o termo do meio é igual à média aritmética dos extremos. Lembre-se também dos divisores e múltiplos;

4: Progressão geométrica - Não se esqueça do termo geral e da expressão da soma dos termos da PG finita e da infinita. Também não se esqueça de que, quando temos um número ímpar de termos em PG, o termo do meio é a média geométrica dos extremos;

5: Área de figuras planas;

6: Trigonometria - Triângulo retângulo, relação fundamental, adição e duplicação de arcos; funções seno e coseno;

7: Teorema de Pitágoras;

8: Polinômios;

9: Análise combinatória - Princípios básicos da contagem e estudo dos tipos de agrupamento;

10: Equações de reta e de circunferência;

11: Números complexos;

12: Matrizes - Atenção para a multiplicação e matriz inversa.

13: Determinantes - Ordens 2 e 3 e propriedades.

14: Geometria plana - Ângulos em polígonos convexos, semelhança de triângulos, relações métricas em triângulo retângulo, teorema dos co-senos, teorema dos senos, áreas das principais figuras planas e vazão entre áreas de figuras semelhantes.

15: Geometria analítica - Distância entre dois pontos, coeficiente angular de uma reta, equação da reta, posições relativas entre duas retas, perpendicularidade; distância entre ponto e reta, equação da circunferência, posições relativas entre reta e circunferência.

16: Geometria do espaço - Estudo de prisma, pirâmide, cilindro circular reto, cone circular reto e esfera.

Descubra mais sobre como aprender Matemática nos links abaixo. Se deseja conhecer os segredos para o estudo correto de outras matérias, acesse também a página principal do site no link: Como Estudar - Como Aprender




COMO ESTUDAR - COMO APRENDER


Site fornecido por Homemsite - Criação de sites. 2013 © Conteúdo deste site é protegido pela lei 9610 de 19/02/98 e sua reprodução não é permitida.