Como Entender com Facilidade a Matemática


Como Entender com facilidade a Matemática? Como eliminar a dificuldade para entender os assuntos de Matemática?

No quinto, dos sete segredos de Como Estudar Matemática - Como Aprender Matemática (Clique no link para conhecer os outros 6), vamos falar sobre estratégias de Raciocínio que tornam mais fácil entender Matemática.

Os assuntos de matemática envolvem muita lógica e raciocínio, tornando difícil a compreensão e, consequentemente, exigindo bastante do raciocínio e de nosso tempo de estudo.

Para facilitar a compreensão de qualquer assunto de matemática e dessa forma acelerar a aprendizagem, um dos grandes segredos é aprender estratégias inteligentes de raciocínio. Isso é útil tanto para quem está tendo dificuldades para entender assuntos complexos e difíceis de Matemática, como para quem tem facilidade. Sempre é possível se tornar melhor!

Abaixo falaremos sobre 10 dicas e macetes simples para melhorar sua habilidade para entender assuntos complexos de matemática e sobre uma tecnologia moderna de desenvolvimento do potencial de raciocínio, que permitirá eliminar qualquer dificuldade em compreender matemática e outros assuntos complexos:

 

10 Dicas para Compreender Entender Matemática

As 10 dicas que daremos abaixo são simples, porém eficazes. Você pode ir além, com o treinamento avançado de raciocínio que falaremos adiante:

1) Veja os padrões envolvidos no problema - Muitos problemas de lógica envolvem o reconhecimento dos padrões para se encontrar a solução. Se o problema possui dois ou três padrões envolvidos em sua formulação e você só conseguiu identificar um deles, provavelmente irá errar a questão:

Questão: Que número vem a seguir nessa série: 18... 24... 21... 27... 24... 30... ( ) Resposta: Como sempre, o primeiro passo é identificar os padrões envolvidos. Com apenas uma rápida olhada, percebemos que os números aumentam e diminuem a cada novo número. Ele começa aumentando do 18 para o 24 e depois diminuindo do 24 para o 21, depois ele novamente aumenta do 21 para o 27 e novamente diminui do 27 para o 24, aumentando em seguida e terminando no 30.

Podemos então deduzir o primeiro padrão que é: aumentar e depois diminuir a cada novo número. O segundo padrão que precisamos descobrir é o quanto aumenta e o quanto diminui a cada número. Para isso, basta ir anotando num papel o quanto ele aumenta e o quanto ele diminui a cada número, o que nesse caso é: + 6 – 3 + 6 – 3 + 6 Portanto tendo feito em sua mente o calculo de quanto ele aumentou e diminui a cada novo número e tendo anotado no papel os resultados para não se perder e para facilitar o raciocínio, você identificou agora o segundo padrão que é: aumentar 6 e diminuir 3 e pode agora facilmente concluir qual o número seguinte da série, que é: 30 – 3 = 27

2) Comece estudando por assuntos mais básicos - Para que você consiga entender os assuntos mais complexos de matemática, precisa antes ter um bom domínio dos assuntos básicos. Nesses casos, portanto, comece sempre estudando os assuntos básicos e mais fáceis. Nada de querer poupar tempo pulando aquele assunto básico que você acha que já sabe ou que não considera importante.

3) Conheça a Linguagem - A compreensão da linguagem facilita o entendimento das ideias. Esse é um dos principais motivos da dificuldade dos alunos com a matemática e outras matérias de calculo. Você precisa aprender a ler na linguagem da matemática para ser capaz de saber o que está sendo proposto através do problema. Tentar resolver as questões, sem ter aprendido e memorizado a linguagem é a mesma coisa que tentar conversar com alguém que fala chinês, sem ter aprendido o idioma.

4) Analise um problema e anote o resumo de suas conclusões - Anotar as conclusões faz com que você não tenha que ficar se lembrando das conclusões que já foram feitas, isso libera a sua mente para pensar de forma livre e tirar novas conclusões, sem o temor de esquecer as que já foram feitas. Essa é uma estratégia essencial e que deve ser sempre seguida; use papel e lápis.

5) Analise Passo a Passo até obter a resposta - Em muitos problemas, para solucioná-lo, nos temos que tirar conclusões e após isso analisar essas conclusões, que vão levar a novas conclusões e que vão finalmente solucionar o problema. Ou seja, o problema precisa ser analisado por etapas passo a passo.

6) Escolha seu livro de estudo - O livro que você está usando pode, tanto facilitar quanto dificultar a aprendizagem dos assuntos matemáticos. Sendo assim, procure por bons livros de matemática e com uma linguagem de fácil compreensão. 

7) Se divirta com jogos no estilo Sudoku - O sudoku é um game de raciocínio em que o jogador precisa elaborar sequencias de números em um grande quadro -- como aquele utilizado nas palavras cruzadas -- de forma que eles não se repitam nas posições horizontal e vertical. Outro jogo muito bom é o da "forca", em que o jogador recebe dicas para tentar adivinhar qual é a palavra secreta. Ambos os jogos exercitam e melhoram sua habilidade de raciocínio.

8) Leia livros contendo um mesmo assunto - Quando não conseguir entender um assunto complexo e de difícil raciocínio, leia outros livros sobre o mesmo assunto. Alguns livros tornam complicados assuntos de fácil compreensão e você pode se surpreender entendendo facilmente um assunto que em outro livro parecia extremamente complexo.

9) Não falte às aulas - Faltar uma aula faz com que a compreensão da aula seguinte se torne mais difícil. Por isso, na medida do possível, procure comparecer a todas as aulas. Quando for realmente necessário faltar uma aula, pegue o mais rápido possível a matéria perdida com colegas de turma.

10) Seja pontual em suas aulas - Chegar atrasado dificulta a sua compreensão da aula e ainda atrapalha a concentração dos outros colegas. Organize-se de forma a chegar, pelo menos, 20 minutos adiantado em todas as aulas.

 

Treinamento Avançado do Raciocínio

Nos links abaixo você tem informações, exercícios e as versões de teste de uma tecnologia moderna de Treinamento do Raciocínio. Vale muito a pena conhecer e experimentar. Clicando na imagem da apresentadora você vai assistir uma apresentação da tecnologia e clicando nas imagens dos cursos, você vai baixar diretamente do site:  Neurosoftware:
 Raciocínio Curso de Raciocinio

Acelerador de Raciocínio

Hipnose Raciocinio Rápido

Descubra mais sobre como aprender Matemática nos links abaixo. Se deseja conhecer os segredos para o estudo correto de outras matérias, acesse também a página principal do site no link: Como Estudar - Como Aprender




COMO ESTUDAR - COMO APRENDER


Site fornecido por Homemsite - Criação de sites. 2013 © Conteúdo deste site é protegido pela lei 9610 de 19/02/98 e sua reprodução não é permitida.